Banho divertido e sem complicações

Saiba como cuidar da higiene do bebê e confira dicas para vocês curtirem juntos a hora do banho.

Como dar o primeiro banho? Que produtos usar? Como fazer a criança gostar de tomar banho? Todas as mães de primeira viagem já tiveram essas e várias outras dúvidas. Mas isso não precisa virar motivo de preocupação. Com carinho e atenção, é possível cuidar da higiene do seu filho e ainda se divertir na hora do banho, confira nossas dicas:

O primeiro banho

Para as futuras mamães que estão se preparando para a chegada do bebê, já vale anotar algumas informações importantes. Há divergências entre pediatras sobre o momento certo para o primeiro banho. Alguns afirmam que o recém-nascido pode ser banhado no segundo dia de vida, outros recomendam somente após a queda do cordão umbilical. Converse com o seu médico e verifique o que é mais indicado para o seu filho.

Quando for dar banho no bebê, lembre antes de lavar suas mãos com escova e sabonete neutro. Na banheira, a água deve ser filtrada e fervida. Teste a temperatura com o cotovelo, mantendo-a entre 34 e 35 oC. Segure-o apoiando a cabeça e dorso no braço esquerdo. Com a mão direita, apoie as nádegas para colocá-lo na banheira e depois use a mesma mão para banhá-lo. Com um sabonete neutro comece a limpar a cabeça e olhos, depois as mãos, braços, barriga, perna e, por fim, os órgãos genitais e ânus.

Na hora de secar, não esfregue a toalha no corpo do bebê. Envolva-o com a toalha e dê somente toques leves, sem esquecer de secar as dobrinhas no pescoço, braços e pernas.

Sem erros ou exageros, só diversão

Conforme seu filhote vai crescendo, a hora do banho pode virar um momento de diversão ou de frustração. Tudo depende de como esse momento é apresentado a ele.

Um erro comum das mães é se preocupar demais e exagerar na higiene, podendo até machucar a criança. O pediatra e vice-presidente do Departamento de Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Tadeu Fernando Fernandes, explica que “o excesso de higiene pode desidratar e ferir a pele, além de desequilibrar o sistema imunológico”. Ele também adverte sobre o excesso no uso de cotonetes que podem machucar o nariz ou, no caso do ouvido, empurrar a cera para o fundo do canal auditivo.

Outro erro é associar a hora do banho com algum tipo de punição. “Comer, tomar banho e dormir devem ser momentos felizes, se a mãe disser coisas como ‘come tudo senão vai tomar banho e dormir’, ela acaba com a motivação da criança para esses três eventos importantes do dia a dia”, aconselha Fernandes.

Agora que você já sabe quais precauções tomar, aproveite a hora do banho para relaxar e se divertir junto com o seu pequeno. Permita um pouquinho de bagunça e deixe-o brincar com a água ou cante para ele. A partir de um ano de idade, você também pode deixá-lo participar e ensiná-lo a passar o sabonete no corpo e a lavar o cabelo. E se for usar brinquedos para banho, dê preferência para os de borracha e coloridos, que chamam mais a atenção do seu pequeno.

Fonte: Danone Baby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>