Azia

Ponto principal: A azia é comum e inofensiva na gravidez, mas é bastante desconfortável. Uma saída para amenizar o incômodo é ajustar sua alimentação.
Estou sentindo uma queimação no estômago depois de comer. Isso é azia?

Provavelmente. Muitas mulheres “estréiam” no mundo da azia na gravidez. Embora seja um problema comum e inofensivo, pode ser doloroso.

A azia é uma sensação de queimação que às vezes parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela é causada pelas mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo.

Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.

Mais para o fim da gravidez, a cavidade abdominal fica apertada porque o bebê está crescendo, e isso torna a eliminação dos ácidos do estômago mais lenta, além de empurrá-los esôfago acima, provocando a azia.
Quando a azia vai melhorar?

Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez. Infelizmente, é um mal que costuma ir e vir, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce.
Há alguma coisa que eu possa fazer?

Claro. Talvez você não consiga acabar de vez com a azia, mas pode ajudar a reduzi-la bastante, com as seguintes medidas:

Evite pratos fortes ou gordurosos, frituras, chocolate, frutas cítricas, bebidas alcoólicas e café.

* Faça refeições pequenas e frequentes.

* Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem.

* Não beba muito líquido durante as refeições; isso evita que seu estômago fique muito distendido. (Mas não esqueça de que é importante beber cerca de oito copos de água por dia durante a gravidez — faça isso no intervalo entre as refeições.)

Depois de comer, tente ficar sem se deitar por pelo menos uma hora.

Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma “rampa” na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago — que é o lugar deles –, o que colabora para uma boa digestão.

Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque algumas marcas contêm grande quantidade de sódio. Também não deixe de falar com o médico se nenhuma dessas medidas ajudar a aliviar o desconforto.

Fonte: Babycenter

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