Como economizar em fraldas

Saiba como gastar menos dinheiro com fraldas descartáveis, sem prejudicar o bebê e sem excesso de trabalho.

Fraldas descartáveis são um dos é itens que mais fazem com que a família gaste dinheiro, pois é uma necessidade básica dos bebês e crianças pequenas que é frequente na rotina e se perdura até estas aprendam a usar o banheiro.

Sabendo-se que uma criança demora em média três anos para livrar-se definitivamente do uso de fraldas, que a maioria das mães promove uma média diária de cinco trocas de fraldas descartáveis – 150 fraldas mensais, e que o custo de um pacote de fraldas de qualidade regular com 150 unidades é de aproximadamente R$ 100,00; a família tem o custo de R$ 3600,00 em fraldas ao longo da vida da criança.

Além deste alto custo, as fraldas descartáveis não são a melhor alternativa para a saúde da pele do bebê, pois os produtos químicos contidos são causadores de alergias, nem para o meio ambiente, já que grande quantidade de plástico é jogada na natureza no descarte das fraldas sujas. Por isso, muitas mães em nome da economia e da consciência ambiental estão aderindo ao uso das fraldas de pano modernas.

Fraldas de pano modernas

As fraldas de pano modernas são diferentes das fraldas de pano comum, elas têm o mesmo formato das fraldas descartáveis, o que faz com que não precisem ser dobradas nem causem vazamentos.

Existem três modelos de fraldas de pano modernas: a All in One – também conhecida pela sigla AIO, a Pocket e a Cover.

A All in One, ou AIO, que quer dizer “tudo em uma” ou “peça única”, é uma fralda de pano que possui uma calça impermeável de plástico integrada. Este modelo permite que a pele do bebê tenha contato apenas com um pano de algodão e que este tecido, cuja função é segurar e absorver os excrementos, esteja isolado do ambiente externo por uma calça de plástico costurada a ele.

Quando a AIO estiver suja, deve ser retirada por completo e colocada para lavar. Esta peça inclusive ir para a máquina de lavar.

A Pocket é um modelo formado por uma calça impermeável, também geralmente de plástico, que tem uma abertura para colocar uma fralda de pano como preenchimento para absorção. As capacidades funcionais da fralda modelo Pocket são as mesmas do AIO, a única vantagem é que a fralda de pano de preenchimento pode ser retirada, o que faz com que após a lavagem, a secagem seja mais rápida.

A fralda de pano do tipo Cover é formada por uma calça de lã impermeável, de um tecido chamado polar fleece ou de plástico e um pano de algodão. Neste caso, como o pano de algodão é encostado e não preso ou encaixado à calça impermeável externa, apenas este é trocado e colocado para lavar. As calças impermeáveis devem ser penduradas ao ar livre para secar e respirar após cada troca de fralda, ou seja, são necessárias de 2 a 3 calças de lã para uma rotação ideal.

Modelo AIO

Modelo Pocket

Modelo Cover

A cada 4 a 6 semanas é interessante lavar à mão as calças de lã com lanolina, pois esta substância, que é natural das ovelhas, tem um efeito antibacteriano e garante que a lã não deixe a umidade passar.

No Brasil, algumas empresas já fornecem as fraldas de pano modernas, como a Fralda Bonita e a Fralda Dipano. Resta aguardar que a novidade ecológica se popularize para que mais marcas distribuam o produto e para que mais modelos sejam criados para tornar a vida das mamães e dos bebês ainda mais sustentável e econômica.

Assim sendo, é possível não gastar tanto dinheiro mensalmente em fraldas e ainda deixar a pele do bebê fresquinha, livre de assaduras, e agir de maneira ecológica e sem ter muito trabalho.

Utilizar fraldas ecológicas também é uma excelente escolha, pois além de proteger a higiene de seus pequenos, através do uso de fraldas ecológicas você reduz drásticamente os impactos ambientais.

Fonte: Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>