Sinais de alerta no pós-parto

cryar-2

Seu corpo depois do parto

É normal ter algum tipo de sangramento vaginal depois do parto, tanto no vaginal quanto na cesariana. Você também pode se sentir cansada e com algumas dores, como na região da vagina ou no corte da cesárea.

Em casos bastante raros, porém, pode acontecer uma emergência médica nos dias depois do parto, e é importante que você conheça os sintomas realmente preocupantes.

Antes de ter alta da maternidade, pergunte ao médico se há alguma coisa a que você deve prestar atenção especial.

Apresentamos abaixo uma lista de sintomas mais sérios e o que fazer se eles aparecerem.

Sintomas que exigem atendimento imediato

Peça ajuda para ir ao hospital ou procure logo um médico se sentir alguma dessas coisas:

• Grande perda de sangue pela vagina, de repente (às vezes acompanhada de sinais de choque, como coração acelerado, tontura, suor frio e sensação de desmaio)

Um sangramento repentino, que enche mais de um absorvente noturno por hora, pode ser uma hemorragia pós-parto, e você precisará de atendimento imediato. As hemorragias pós-parto ocorrem em cerca de 5 por cento dos nascimentos, mas o mais comum é ocorrerem ainda no hospital. Hemorragias dias depois do parto são bem mais raras.

• Dor de cabeça muito forte e constante

Pode ser um efeito colateral da anestesia, e você precisa falar com um médico para poder melhorar. A dor de cabeça também pode ser sintoma de pré-eclâmpsia, problema ligado à pressão arterial e que pode acontecer até mesmo depois do parto. No caso de pré-eclâmpsia, pode haver perturbações visuais e/ou enjôo também. Sem atendimento, a pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia e representa risco de vida à mulher.

• Pressão alta

Sua pressão arterial vai ser monitorada no hospital. O número mais baixo da medida (a pressão diastólica), como em 9 por 15, não pode passar de 9 (ou 90, dependendo da medida). Acima disso, é preciso falar com o médico, para verificar a possibilidade de pré-eclâmpsia. Pode haver perturbações visuais e/ou enjôo também. Sem atendimento, a eclâmpsia representa risco de vida à mulher.

• Falta de ar

É normal ter falta de ar depois de fazer algum grande esforço, como subir uma ladeira. Se você ficar com muita falta de ar e a sensação não for embora mesmo depois de você ter descansado, pode ser sinal de embolia pulmonar (um problema raro, quando um coágulo fica preso em um dos vasos sanguíneos do pulmão). Procure atendimento.

• Dor no peito

A dor no peito pode ser sintoma de embolia pulmonar (quando um coágulo sanguíneo fica preso no pulmão), por isso nunca deve ser ignorada — embora na maioria dos casos seja apenas resultado da tensão muscular do parto. Se você sentir também falta de ar ou tossir sangue, precisa consultar imediatamente um médico.

• Dor na batata da perna

Dor na panturrilha ou batata da perna podem indicar uma trombose venosa profunda — quando um coágulo se aloja numa das veias do músculo. É um problema bastante raro, mas grave, por isso é preciso buscar ajuda médica imediatamente. Em casos de trombose, também pode haver vermelhidão, inchaço ou “quentura” na área.

• Pensamentos muito negativos

Se você se pegar pensando em coisas ruins, ou em fazer mal a você mesma, fale com seu obstetra imediatamente, ou procure a ajuda de alguém da família. Tente se manter sempre acompanhada.

• Comportamento estranho, insônia, agitação extrema

O período do pós-parto mexe muito com as mulheres, existem casos em que ocorre um problema bem raro, chamado psicose puerperal — que precisa ser tratado o mais rápido possível. É importante buscar ajuda médica sem demora.

• Febre acima de 38 graus

Febre alta e calafrios podem ser sinal de infecção ou mastite. Como em toda infecção, é essencial buscar socorro logo — no período do pós-parto, há uma tendência em ela se agravar mais rápido. Os locais mais comuns de ser atingidos por uma infecção são os pontos e o útero.

Se o termômetro tiver indicado febre, procure confirmar a medição colocando o termômetro na boca. A região da axila pode ficar mais quente que o normal por causa da produção de leite nas mamas.

• Dificuldade de urinar

No hospital os enfermeiros devem acompanhar a sua eliminação de urina, porque a incapacidade de fazer xixi após seis horas do parto pode representar uma retenção urinária, situação que precisa de atendimento médico.

Sintomas urgentes, que exigem que você fale com um médico

Procure o médico assim que possível se tiver algum dos seguintes sintomas:

• Secreção vaginal com cheiro muito ruim

Esse tipo de secreção pode indicar uma infecção no útero ou na vagina.

• Sensibilidade extrema na barriga

A dor excessiva ou a sensibilidade, principalmente se tiverem piorado, podem ser sinal de uma infecção. A dor pode estar na barriga toda ou perto dos pontos, se você fez cesariana. Também pode estar dentro do útero, já que o local onde a placenta estava presa se transforma numa ferida, que precisa cicatrizar. Caso a infecção não seja tratada, você pode ter uma hemorragia (veja nos itens acima).

• Hemorróidas muito doloridas ou saltadas

Embora sejam comuns, as hemorróidas, em alguns casos, podem inchar demais depois do parto e saltar para fora, no chamado prolapso. Também pode haver sangramento. É preciso falar com o médico logo para aliviar seu desconforto.

• Melancolia e tristeza que não vão embora depois de dez dias

Se seu bebê já vai completar 2 semanas e você ainda está se sentindo triste, chorosa, nervosa, talvez esteja com um princípio de depressão pós-parto. É importante conversar com seu obstetra ou com algum outro médico de sua confiança — até o pediatra do seu filho vale.

• Dor forte na região da vagina ou urina com cheiro ruim

Podem ser sinais de infecção nos pontos do parto vaginal ou de uma infecção urinária. É importante que o obstetra verifique se a região está cicatrizando bem. A dor também pode indicar algum hematoma nos tecidos internos da vagina.

• Incapacidade de segurar as fezes

É normal ter de correr para o banheiro depois do parto, mas se você não consegue segurar o cocô até chegar lá pode estar com incontinência fecal. É essencial consultar o médico o quanto antes.

fonte>> http://brasil.babycenter.com/a3400113/sinais-de-alerta-no-p%C3%B3s-parto

Comentários de “Sinais de alerta no pós-parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>