Melasmas: manchas de gravidez

Entenda como surgem as manchas na pele durante a gravidez e saiba como se livrar delas.

Durante a gestação, as alterações hormonais no organismo da mulher podem provocar uma hiperpigmentação da pele. O índice bem mais alto do estrógeno, hormônio responsável pela gestação, aumenta a sensibilidade à luz solar. É aí que surgem manchas chamadas de melasmas ou cloasmas.

Elas são amarronzadas e costumam aparecer no rosto (bochechas, testa, nariz e lábio superior), colo e braços. A barriga também pode ganhar manchas durante a gravidez, formando aquela linha bem marcada que se estende do umbigo em direção à região pubiana.

O que causa as manchas de pele na gravidez?

O principal fator responsável pelo surgimento das manchas na gravidez é a exposição solar, mas a predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez também contribuem.

Por isso, não há como prever se a mulher terá manchas ou não durante a gravidez. O melhor é reforçar a prevenção e redobrar os cuidados com a pele, dando atenção especial à aplicação diária do filtro solar. É preciso proteger a pele durante o ano todo, inclusive em dias nublados.

É possível remover as manchas de gravidez?

Quando a pigmentação está restrita à epiderme, que é a camada mais superficial da pele, é bem mais fácil eliminar as manchas da gravidez. Mas se a pigmentação já tiver atingido a derme, ou seja, estiver mais profunda, fica mais difícil corrigir o problema.

O tratamento para remover melasmas pode começar ainda na gestação e deve ser feito à base de ácido glicólico, ceramidas 3B e protetor solar, que são substâncias mais fracas. Somente depois do desmame é que a mãe pode dar início a um tratamento mais forte e eficaz. Os peelings suaves à base de ácido retinóico, kójico, fídico, licorice, arbutin e hidroquinona são os mais indicados.

Além dos procedimentos no consultório do dermatologista, o tratamento continua em casa com a aplicação de uma fórmula de manutenção. Dependendo da intensidade das manchas, duas ou três sessões, feitas a cada 15 ou 20 dias, costumam ser suficientes para apresentar ótimos resultados.

Os melasmas podem voltar a aparecer?

Se o tratamento for feito da maneira correta, os melasmas somem completamente. Mas vale lembrar que uma vez a pele manchada, todo cuidado é pouco e o melhor é sempre prevenir.

A exposição ao sol sem proteção pode ser fatal para que as manchas de gravidez reapareçam. O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal ou outra gravidez também podem deixar a pele toda manchada novamente.

Por isso, é ideal usar um sabonete líquido de pH ligeiramente ácido para higienizar o rosto e hidratar a pele com um creme rico em filtro solar de FPS entre 25 e 30. Não se esqueça de aplicar o protetor também no colo e pescoço.

Fonte: Dicas de mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>