Como proteger seu filho da sua gripe

 

 shutterstock
Assim que as temperaturas começam a cair, você corre para encapotar o seu filho, certo? O problema é que, às vezes, os pais esquecem que também precisam se cuidar! Resultado: ficam gripados – o que aumenta as chances de as crianças também ficarem doentes.

Portanto, se você já está sentido o nariz entupir e a cabeça pesar, saiba como agir para proteger a saúde da sua família em 9 passos:

1- Evite contato excessivo
Normalmente, a gripe é transmitida até 5 dias depois do início dos sintomas. Nesse período, tente não beijar demais a criança. É duro, mas é por pouco tempo. Depois você mata a saudade.

2- Lave as mãos
Quando você espirra ou tosse, o vírus pode ficar instalado na sua mão. Por isso, os médicos aconselham lavá-las sempre, principalmente antes de pegar a criança.

3- Abra a janela
Você e seu filho estão em um ambiente fechado? Agasalhe-o e deixe portas e janelas abertas. Se for levá-lo à escola, por exemplo, abra o vidro do carro do seu lado.

4- Mantenha a distância
Se precisar dormir no mesmo cômodo da criança, coloque a cama dela a uma distância mínima de 3 metros. Assim, minimiza o risco de as gotículas com o vírus atingi-la.

5- Não deixe o vírus se espalhar
Depois de usar lenços de papel para assoar o nariz, jogue-os no lixo imediatamente. Também não coma no mesmo prato ou use o mesmo copo do seu filho.

6- Use máscara se estiver amamentando
Ainda não se sabe se a gripe pode ser transmitida pelo leite materno, portanto, se seus sintomas não forem muito graves e o pediatra do seu filho liberar, pode continuar amamentando durante a doença. Nessa fase, é aconselhado usar uma máscara de proteção, daquelas vendidas em farmácias. Isso diminui os riscos de o bebê ser contaminado.

7- Considere tomar remédio
Já existem no mercado algumas opções de medicamentos que melhoram o sintomas da gripe. Se quiser tomá-los, consulte um médico. Só ele pode receitar o melhor tipo para você.

8- Descanse
Para a doença ir embora mais depressa, a receita não muda: repouse, beba muito líquido e alimente-se bem. O resto é questão de tempo.

9 – Vacine-se
A principal maneira de evitar que a gripe pegue você de novo é estar imunizado contra ela. Se o seu filho for maior de 6 meses, ele também pode ser vacinado. Fale com o pediatra da criança.

FONTE: Jacyr Pasternak, infectologista e presidente do departamento de controle de infecção hospitalar do Hospital Albert Einstein (SP)

Leia também: Como prevenir doenças respiratóriasDoenças do invernoDoenças que passam de mãe para filho 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>