Doenças mais comuns na infância

doenças comuns na infância
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento físico e mental, é fundamental que se tenha boas condições de saúde nos primeiros anos de vida. Mas infelizmente, existem algumas doenças que acometem a maior parte da população, durante a infância.

Conheça as doenças mais comuns nos primeiros anos de vida das crianças e seus sintomas:

Gastroenterite – É a Inflamação do estômago e do intestino, causada por toxinas bacterianas que contaminam os alimentos, mais conhecida como intoxicação alimentar. Está associada a um grupo de distúrbios cujos sintomas são: perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia leve a intensa, cólicas e o desconforto abdominal. Podendo adquiri-la por vírus ou bactérias.

Gripes e Resfriados – As infecções das vias aéreas superiores são as infecções mais comuns na infância, principalmente nas crianças que frequentam berçários e creches. Geralmente as crianças apresentam quadro de coriza, febre (1 a 3 dias), falta de apetite e discreta prostração. Pode chegar a inflamar a garganta e os ouvidos, porém o quadro é benigno, com resolução espontânea em 4 a 6 dias. Principais sintomas: Dor de garganta, dores de cabeça e musculares, febre alta, espirros e tosse.

Rubéola – Espirros, tosse seca, dor de garganta, irritação dos olhos, corrimento nasal, febre não muito alta.

Sarampo – É uma doença infecciosa, altamente contagiosa. Sintomas, febre alta, corrimento nasal, dor de garganta, aumento dos gânglios do pescoço e da nuca, pele com placas ásperas avermelhadas.

Catapora – Uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus. Sintomas: Cansaço, dor de cabeça, febre alta, erupção cutânea que começa no tronco espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas da criança.

Amigdalite – É uma inflamação na garganta bem comum nas crianças com os sintomas de febre muito alta, dor de garganta ao engolir, dores de ouvido e musculares, dor de cabeça, diminuição do apetite, náuseas e vômitos, dor no pescoço, vermelhidão na garganta com ou sem pontos de pus.

Equipe Filhos & Cia por Marcela França

Leia também: Como tratar doenças respiratóriasDoenças comuns no primeiro ano de vidaDoenças dentárias 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>