Cuidados para mamãe

 

cuidados que toda mãe deve ter

A chegada de um bebê é um momento mágico, que traz muitas novidades ao lar, e é importante ter alguns momentos reservados para cuidar de você, seu conforto e bem-estar. A mamãe também merece e precisa de cuidados especiais.

SUA ALIMENTAÇÃO
Manter uma alimentação equilibrada é importante para atender às necessidades nutricionais no período do pós-parto e para seu bem-estar. Para garantir a quantidade adequada de todos os nutrientes – vitaminas, minerais, principalmente cálcio, proteínas e carboidratos, procure não pular nenhuma refeição. Durante o período de amamentação, esses cuidados são ainda mais recomendados, pois terão influência no volume de leite produzido.

Para manter a produção do leite adequada é recomendado não fazer dieta para controle do peso, pois durante a amamentação você tem uma necessidade energética maior, em média 500 kcal por dia. Nos primeiros dias após o parto, para ajudar seu intestino a funcionar melhor, incremente sua alimentação com frutas, vegetais frescos e grãos integrais, que são ricos em fibras, e beba bastante líquido. Uma outra dica é ter sempre em casa alimentos para lanches saudáveis, pois nem sempre você terá muito tempo disponível para cozinhar. Leite e queijos de baixas calorias, cereais, frutas desidratadas, sementes de girassol, frutas frescas, barra de cereal.

Não se preocupe em voltar rapidamente à mesma forma física! Isso acontecerá de maneira gradual e saudável. Consultar um profissional para fazer uma orientação nutricional personalizada e adequada aos seus gostos e necessidades é uma boa dica para auxiliá-la também nesse período.

SEU SONO
Durante os primeiros dias procure descansar sempre que possível para recuperar as energias gastas com a rotina do dia e a amamentação. Adapte-se aos horários do bebê e aproveite o sono dele para dormir também, seja no meio da manhã, da tarde, ou da noite. O importante é relaxar e descansar.

SUA BELEZA
Utilize o momento do banho para fazer um bom relaxamento. Aos poucos, volte ao seu ritual de beleza, com cremes, óleos e produtos apropriados e recomendados por seu médico. Massagem com profissionais capacitados pode trazer bem-estar e contribuir para sua autoestima

SUAS ROUPAS
Priorize as roupas confortáveis e de tecidos macios, que além de proporcionarem mais conforto para você, também são mais aconchegantes para o bebê. Procure usar sutiãs sem aro, indicados para amamentação. Também é recomendado dormir de sutiã para auxiliar na sustentação das mamas durante a sua movimentação.

ATIVIDADES FÍSICAS
A prática de atividades físicas, ou seu retorno a ela, deve ser orientado pelo médico e realizado gradualmente. Alguns exercícios passivos, de extensão e flexão dos pés, pernas e coxas normalmente podem ser realizados após o parto para ativar a circulação. Procure também manter uma postura correta para evitar desconforto nas costas. Mas vá devagar! Seu corpo passou por grandes mudanças nos últimos meses e precisa de tempo para recuperar-se.
Leia também: Dicas para mães de primeira viagemEmagrecimento pós-partoMudança nos seios durante e depois da gestação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>