Cuidados no berço: saiba como proteger seu bebe!

berço seguro para o bebê

 

Pesquisa americana mostra que, todos os dias, 26 crianças, em média, sofrem acidentes com berço, moisés ou cercadinho.

Ao colocar seu bebê no berço, você imagina que ele está seguro, certo? Não é bem assim. Um novo estudo feito pelo Centro de Pesquisa do Hospital Nacional de Crianças, nos Estados Unidos, mostrou que, em média, 26 crianças são levadas ao hospital todos os dias após sofrer acidentes com berço, moisés e cercadinhos.

Os pesquisadores analisaram os dados do Sistema Eletrônico de Vigilância de Acidentes entre 1990 e 2008 e descobriram que mais de 180 mil crianças menores de 2 anos tiveram de ser socorridas por esse tipo de acidente. Quedas, segundo o pediatra Gary Smith, autor do estudo e diretor do hospital, é o acidente mais comum. Por isso, nos Estados Unidos, a venda do berço com uma das laterais ajustáveis será proibida a partir de junho.

Aqui no Brasil, não existe dados específicos de acidentes com berço, mas os números do Ministério da Saúde mostram que 165 bebês menores de 1 ano morreram no ano passado decorrente de quedas de cama (seja da própria criança ou dos pais). Por conta das estatísticas, a ONG Criança Segura planeja realizar em breve uma pesquisa em hospitais para identificar os principais riscos e adequar as medidas de segurança em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que vai garantir que todos os berços tenham o selo com o certificado de segurança

Enquanto isso, veja os cuidados que você deve ter para prevenir acidentes na sua casa:

  • Protetores de berço não são recomendados porque aumentam o risco de sufocamento e servem como trampolim para o bebê se apoiar para sair do berço.
  • A altura das laterais do berço deve ter, no mínimo, 60 cm a partir do estrado na posição mais baixa. Caso contrário, há risco de o bebê pular por cima das grades.
  • A distância entre as grades deve ser, no máximo, de 6 cm, distância que garante a segurança da criança.
  • Enquanto o bebê não se vira, o ideal é posicioná-lo com os pés bem próximos à base do berço, colocar a manta até a altura do peito e prendê-la embaixo do colchão para que ele não escorregue para baixo da coberta e se sufoque. Quando ele começar a se virar, é melhor usar roupas para protegê-lo do frio.

Fonte: Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG

Leia também: Dicas para um quarto de bebê seguroBerços com Grade MóvelLista Completa do Enxoval do Bebê 

 

Veja mais: Berço com certificação do INMETROPoltrona de AmamentaçãoColchão para Berço 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>