Sono tranquilo, seu filho merece! Dicas para seu bebê ter um sono tranquilo

Crianças com dificuldades para dormir nos tiram o sono, não é mesmo? Veja aqui o que fazer e o que evitar para superar esse problema.

EVITE:

  •  Dar algum tipo de droga para seu filho:

Valium, Fenobarbital e outros medicamentos que induzem ao sono nunca devem ser dados às crianças. Esses produtos são perigosos: alteram a química do cérebro e causam dependência.

  • Álcool sob qualquer forma ou quantidade:

Pais desinformados podem acreditar que dar álcool ao seu filho, conhaque, vinho e etc… é uma forma aceitável de induzi-los ao sono. Alguns costumam aplicar pequenas quantidades de álcool nas gengivas enquanto os bebês estão mamando. O álcool não ajudará a criança a dormir; pelo contrário, provocará desconforto e insônia. Álcool é decididamente inadequado e inaceitável para crianças.

  • Que eles assistam televisão até a hora de dormir:

Crianças são facilmente influenciadas pelos programas de tevê de uma maneira que os adultos não podem imaginar. Elas não conseguem distinguir entre fantasia e realidade do modo como elas são apresentadas pela tevê. Assim, elas poderão parecer calmas, mas em seu interior poderão estar agitadas e abaladas. Até mesmo programas calmos podem ter o mesmo efeito.

  • Brigar com ele pouco antes de mandá-lo para a cama:

Não brigue com seu filho nem com qualquer outra pessoa na casa. Por serem criaturas emotivas, as crianças são muito mais afetadas pelos sentimentos negativos que emergem desses conflitos do que os adultos. Os adultos podem se ressentir durante mais tempo, mas as crianças são mais profundamente afetadas por esses distúrbios emocionais.

  • Dar comida pouco antes de dormir:

A comida precisa de tempo para ser digerida. Enquanto dormimos, a digestão é mais lenta do que quando estamos acordados. Resultado: gases, sensação de empanturramento e dores estomacais. É claro que nenhuma dessas condições ajuda a obter um sono reparador. Mas não confundamos refeição com a amamentação, que provoca sono. Bebês e crianças de colo em fase de amamentação devem tomar o leite materno quantas vezes quiserem.

FAÇA:

  • Faça-a dormir com música suave. Cantar canções de ninar é um método comprovado de fazer uma criança dormir.
  • Ler ou contar estórias, contos e poemas para sua criança enquanto elas se estendem na cama é um outro importante e efetivo modo de induzi-las ao sono.
  • Exercícios diários: Uma boa noite de sono deve ser o coroamento de um dia de atividades. Portanto, o que a criança faz ou deixa de fazer durante o dia afeta a maneira como ela dorme. Uma maneira simples de assegurar que ela tenha sono ao final do dia é fazer com ela alguns exercícios leves, de preferência pela manhã.
  • Luz do sol: Passeios matinais sob a luz do sol são muito positivos, pois ajudam os componentes químicos do cérebro a estabelecer o ciclo diurno normal.
  • Magnésia na dieta: Magnésia é conhecida como um relaxante muscular natural, e as melhores fontes para obtê-la são as comidas verdes, como os vegetais, legumes, saladas, algas etc.
  • Chá de camomila: Um bom remédio para a insônia é um copo quente de chá de camomila, que realmente funciona, sem açúcar ou adoçantes. O chá é mais recomendável que o leite morno (o leite industrial, não o materno), pois este pode ser uma possível fonte de alergia e requer uma digestão prolongada, o que não ajuda em nada a se conseguir um sono tranquilo.
  • Banho quente antes de dormir: Um banho morno antes de dormir é agradável, relaxante. E saudável, e um bom caminho para induzir ao sono tanto adultos quanto crianças: o banho noturno limpa o corpo, amacia a pele, revigora o sistema respiratório e relaxa a mente.

Fonte

Leia também: Como fazer o bebê dormir a noite todaPrivação de sono dos paisImportância de um ritual de sono para o bebê 

Veja mais: Berço de MadeiraCobertores e MantasCama de Solteiro 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>