As vantagens de utilizar móveis de madeira no quarto do bebê
Montar o quarto do bebê é um processo que combina amor, cuidado e, no meu caso, conhecimento técnico. Já falei um pouco sobre as minhas escolhas como uma mãe arquiteta na hora de definir o berço, a cômoda e a iluminação do quarto da minha filha mas hoje, quero falar sobre as vantagens dos móveis feitos em madeira maciça.
A natureza dentro de casa
Já parou para pensar que nos sentimos mais confortáveis em espaços externos, com luz do sol e contato com a natureza? Isso se deve a inclinação inata do ser humano em estar relacionado com o meio ambiente.
Essa relação recebeu o nome de biofilia e pode ser traduzida como “amor à natureza”. Há alguns anos, este conceito aparece como tendência na arquitetura e no design de interiores. Não poderia ser diferente já que vários estudos têm relacionado o bem-estar em espaços construídos a características que remetem a natureza (cores, texturas, sons, iluminação e etc). Por exemplo: um espaço com iluminação amarela (a mais próxima da cor da luz do sol no início e no final do dia) é mais aconchegante do que um ambiente com luz branca (que nos deixa muito mais alertas por ser uma cor artificial).
Com a madeira, podemos destacar o desenho dos veios que tem uma beleza única. Esses padrões criados pela natureza podem ser usados de forma intencional no mobiliário, criando uma estética diferenciada e elegante.
Ainda, a textura aveludada da superfície de madeira é muito mais agradável de tocar que uma superfície plástica, por exemplo.
Projeto por Nathalia Candelária - A Linha Kaike traz a textura dos veios da madeira nas gavetas, criando um design elegante e único.
Um mobiliário para passar de um irmão ao outro
Uma das principais características da madeira maciça é a durabilidade: ao escolher um móvel em madeira temos certeza de que ele foi feito com materiais e processos para resistir ao longo do tempo – na natureza já é assim e vemos árvores centenárias resistirem ao passar dos anos.
Estes produtos são sustentáveis porque sua matéria prima vem de florestas plantadas (reflorestamentos) onde há um rigoroso cuidado com o ciclo produtivo – da criação e do plantio das mudas ao beneficiamento da madeira após o corte: tudo é feito de forma eficiente para gerar o mínimo de resíduos e ser o mais ecológico possível.
Todo esse cuidado representa respeito com a matéria-prima, com as comunidades que vivem das atividades econômicas por ela geradas e pelo cliente que compra um produto de origem legal.
Além de contribuir com um mundo mais ecológico, a madeira maciça de qualidade garante longa vida útil: esses mobiliários passam por irmãos na mesma família, por amigos e até por gerações.
Berço em madeira maciça da linha Retro que cresce com o seu bebê passa de um irmão ao outro.
Versatilidade
Falando em usar por gerações, mobiliários em tons amadeirados são mais versáteis que os em MDF ou pintados porque são atemporais e neutros: podem ser usados com meninos e meninas sem distinção – ao contrário de um berço cor-de-rosa ou azul, por exemplo.
Essa é uma característica bastante interessante, já que você pode ter mais filhos e continuar a usar o mesmo berço, sendo eles do mesmo sexo ou não. Do primeiro ao segundo filho, mas também de um canto da casa ao outro: mobiliários de madeira podem ser utilizados em diversos ambientes para além do quarto do bebê: no quarto do casal, no hall ou na sala de estar uma cômoda ou mesa lateral em madeira sempre são escolhas acertadas.
Segurança é imprescindível
Os móveis para quartos infantis são testados de todas as formas: mãos curiosas, pés que adoram escalar e dentinhos afiados são atributos dos principais usuários: os bebês!
Quem não conhece um bebê que usou o berço como mordedor? Descobrir o mundo através dos sentidos é normal para os pequenos e, por isso, ter certeza da segurança desses itens é primordial! Além da certificação do Inmetro quanto à segurança dos berços e cômodas, os mobiliários em madeira maciça são livres de componentes químicos - diferente do MDF ou MDP utilizados na produção de mobiliário que possuem baixa emissão de formaldeído.
Além de todas as vantagens que listei, acredito que a beleza natural da madeira traz as sensações de aconchego e tranquilidade, essenciais a um espaço que precisa, em tantos momentos, acolher pais e filhos.
Espero que com esse texto, eu tenha ajudado um pouquinho a mamãe do outro lado da tela a montar um ambiente especial para receber no mundo o maior amor da sua vida.
Um abraço cheio de carinho da mamãe da Luli 😊