Benefícios do banho de ofurô para bebês

01/04/2019



O banho de ofurô para bebês é uma técnica que foi desenvolvida na Holanda, em 1997, e está em uso até hoje. De acordo com estudos, seu objetivo é "simular os estímulos e as sensações experimentadas no útero materno, a fim de obter relaxamento, segurança, limite corporal e favorecer a organização sensorial".

Ele é utilizado em clínicas de ponta, que estão cada vez mais comprovando a eficácia da técnica para o desenvolvimento dos prematuros, acalmando, aliviando a dor, impulsionando o desenvolvimento e o ganho de peso e melhorando o prognóstico clínico.

Mas não pode ser utilizado para todos os bebês. Como cita o estudo, esse banho é indicado para prematuros "com sinais de estresse e que apresentem estabilidade clínica, com resolução da doença de base e peso entre 1.250kg a 2.500 kg, nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo) e que estejam em processo de ganho de peso".

Os que ainda não podem se alimentar de outra forma ou que estejam abaixo de 1.200 kg não devem ainda ser submetidos ao banho de ofurô, sempre dado por enfermeiros ou fisioterapeutas treinados. Para os que se enquadram no perfil aceitável para o procedimento não há relatos de contraindicações.

Isso não impede que os maiores aproveitem os benefícios do banho de ofurô para bebês, inclusive, a continuidade do tratamento é recomendado, orientando os cuidadores a fazer corretamente, por mais alguns meses.

Benefícios do banho de ofurô para bebês
A água aquecida na temperatura similar à do útero, além da posição e dos movimentos, ajuda no aumento da circulação periférica, provendo maior suprimento sanguíneo aos músculos. Isso traz vários benefícios para o bebê.

1. Aumento do vínculo com os cuidadores
Quando aplicado no hospital, esse método é voltado para o desenvolvimento dos bebês que nasceram prematuramente, ajudando também a aumentar o vínculo com os cuidadores, que devem participar do processo, para aprender e replicar em casa.

O momento do banho, já em casa, é um pouco mais estressante para alguns pais, envolvendo algumas demandas que não são exigidas durante o banho de ofurô, o que reforça o vínculo da família.

2. Normaliza a respiração
O banho de ofurô ajuda a acalmar o bebê, reconstruindo o momento intrauterino, reduzindo os batimentos cardíacos e normalizando a respiração, trazendo melhorias para o sistema respiratório.

São recomendados cerca de cinco minutos por dia, quantas vezes a família achar necessário, que irão fazer toda a diferença para a qualidade de vida e saúde. O banho de ofurô para bebês deve ser feito sempre com orientação dos enfermeiros e pediatra.

3. Reduz o cortisol
O cortisol é um hormônio que tem a função de preparar o seu corpo para momentos de fuga ou ataque, sendo estimulado em momentos de estresse. Quando em grande quantidade, pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

De acordo com pesquisas, o banho de ofurô ajuda a minimizar o estresse do parto, da adaptação e principalmente do manuseamento do prematuro para a administração de medicamentos e outras medidas necessárias.

4. Alivia a cólica
De acordo com o Ministério da Saúde, "as cólicas acontecem porque o sistema digestivo dos recém-nascidos ainda não está totalmente formado e, mesmo com medidas preventivas, como amamentação correta das mães, esse incômodo pode ocorrer".

Porém, existem técnicas que podem ajudar a aliviar a cólica nos pequenos, como o banho de ofurô ou balde, a shantala e o charutinho, todos recomendados no manual de acolhimento do método Canguru.

5. Promove o relaxamento muscular
O relaxamento muscular profundo modifica as respostas autonômicas,
pode diminuir o ritmo cardíaco, o ritmo respiratório, a intensidade da transpiração, a pressão sanguínea, ou até ainda aumentar a temperatura das extremidades (mãos e pés) e da cabeça, aponta a mesma pesquisa que indica a redução do cortisol.

Ou seja, o banho de ofurô vai fazer muito bem para seu bebê, não somente com relação ao vínculo e ao descanso, depois de ter que lidar com cólicas ou similares, mas também para o desenvolvimento do seu organismo.

Fonte do Site: gravidez.online

Clique aqui e conheça trocador de espuma para facilitar a troca do bebê.
1 2 3 4 5  ... 









Receba nossas Ofertas

DECORAÇÃOQUARTO DE BEBÊENXOVAL DO BEBÊALIMENTAÇÃO
BEM ESTARKIDSMAMÃEBEBÊ
TulipaBaby - sac@tulipababy.com.br - BR 280,2015 - Industrial Norte - 89295000 - Rio Negrinho - SC
Fone: 47 3644 0111 Fax: CNPJ: 14013165000102
Frete Grátis em compras a partir de R$ 350,00
*exceto para Nordeste, Norte e Centro Oeste.
Tecnologia: Plusnet eCommerce