As férias estão aí: mas o que as crianças realmente gostam de fazer?

21/12/2018
Pesquisa aponta que crianças preferem atividades simples àquelas mais complexas.


Fonte da Imagem: www.vix.com.br


Computador? Videogame? TV? Cine 4D? Shopping? Parques internacionais? Pensou nisso? Eu também. Erramos. Uma pesquisa realizada por uma rede de supermercados (Sainsbury?s) no Reino Unido entrevistou 1500 crianças entre 5 a 11 anos, a fim de descobrir o que elas mais gostavam de fazer no verão. A atividade elegida tinha que proporcionar diversão, alegria e boas lembranças. E sabe o que nos revelou? As crianças preferem os hábitos simples. Lembrei de uma vez, quando criança, que meus pais viajaram e nos trouxeram vários presentes. O maior sucesso foi um elástico que prendíamos na perna e fazíamos várias atividades com ele. Custou U$ 1!

Das 25 atividades mais escolhidas pelas crianças, note em que posição se encontra o computador e as atividades que requerem maiores planejamentos e/ou gastos. Aproveite ainda para ter ideias do que fazer com os filhos nestas férias. Lá vão elas:

1. Brincar no parquinho ou no jardim;
2. Fazer guerra de água;
3. Montar uma cabana no jardim com amigos ou familiares;
4. Andar de bicicleta;
5. Jogos ao ar livre, como esconde-esconde, pega-pega;
6. Subir em árvores;
7. Fazer torta de lama;
8. Colher frutas;
9. Tomar sorvete no sol;
10. Alimentar os patos;
11. Plantar flores;
12. Ir ao cinema;
13. Complexos de lazer como boliche, patinação;
14. Fazer um piquenique;
15. Brincar na piscina ou com uma mangueira;
16. Empinar pipa;
17. Ir à praia ou a um parque;
18. Acampar no quintal com amigos e família;
19. Viajar para a fazenda;
20. Ir ao zoológico;
21. Parque temático;
22. Brincar no computador;
23. Aula de esporte ou música;
24. Andar a cavalo;
25. Acampamento de férias.

A pesquisa trazia ainda mais uma questão. "O que gostariam de realizar antes do final das férias?". O resultado: 32% das crianças gostariam de sair com amigos e 25% gostariam de ficar mais tempo com pai e mãe. Observe que, tanto no ranking quanto na pergunta, o que a criança mais gosta são de atividades que tenham integração, afetividade e presença dos pais. E, quantos pais se ausentam para se desdobrar e dar aos filhos o que acreditam ser o melhor para eles?! Tenho escutado cada vez mais crianças e adolescentes reclamando a ausência dos pais. Presença, este não será o nosso melhor presente?

Mas algum leitor contesta: estas crianças não são brasileiras! E eu pergunto: Será que estas crianças são realmente diferentes das nossas? Ou será que a educação e investimento que temos dado é que as têm diferenciado? No nosso ranking provavelmente os eletrônicos estariam no topo. Mas quem dá os aparelhos a elas? E que outras opções de diversão são ofertadas? Em restaurantes, aviões, em todos os lugares, sempre encontro crianças com seus tablets, iPhones ou joguinhos em mãos. E aprendem, desde a mais tenra idade, e por um comodismo nosso, a ficarem quietas, desligando-se do mundo, dos outros e de novas descobertas.

Sugestão para estas férias? Divirtam-se juntos, alegrem-se, surpreendam-se nas e com as atividades. Criem e construam lembranças que o tempo não estraga. Boas férias!

Fonte do Site: www.paisefilhos.uol.com

1 2 3 4 5  ... 









Receba nossas Ofertas

DECORAÇÃOQUARTO DE BEBÊENXOVAL DO BEBÊALIMENTAÇÃO
BEM ESTARKIDSMAMÃEBEBÊ
TulipaBaby - sac@tulipababy.com.br - BR 280,2015 - Industrial Norte - 89295000 - Rio Negrinho - SC
Fone: 47 3644 0111 Fax: CNPJ: 14013165000102
Frete Grátis em compras a partir de R$ 350,00
*exceto para Nordeste, Norte e Centro Oeste.
Tecnologia: Plusnet eCommerce