A decisão de ficar no filho único

13/11/2018


Fonte da Imagem: bebe.abril.com.br

Até há bem pouco tempo, era mais raro encontrar famílias com filho único: a média no Censo de 2000 no Brasil era de 2,38 filhos por mulher. Mas no Censo de 2010 essa taxa caiu para 1,86 filho por mulher, e continua diminuindo ano a ano.

É verdade que essa queda da média reflete a decisão de muitas mulheres de não ter filhos, mas ela também demonstra que as famílias estão cada vez mais decidindo ficar no filho único.

Se você tiver uma conversa bem franca com alguns pais e mães conhecidos, em muitos casos vai ouvir que a decisão de ter um segundo filho foi mais baseada no que consideraram melhor para o primogênito do que para eles próprios.

Muita gente acredita que crianças precisam de irmãos pela companhia e também para evitar que fiquem mimadas demais por crescerem sem necessidade de compartilhar nada dentro de casa. Há ainda o estigma de que um casal que não tem mais de um filho é, de alguma forma, egoísta.

Existe, no entanto, um número cada vez maior de casais convictos sobre a escolha de ficar no filho único, por uma série de razões diferentes, incluindo a financeira.

Pesquisas recentes parecem confirmar essa percepção. De acordo com Bill McKibben, autor do livro "Maybe one: An environmental and personal argument for single-child families" (Talvez um: Um argumento ambiental e pessoal por famílias de filho único), estudos indicam que filhos únicos tendem a ser melhores alunos, especialmente em ciência, matemática e literatura, a ter mais amigos e a ser mais flexíveis quanto aos papéis de gênero do que crianças criadas em famílias mais numerosas.

Na dúvida sobre o assunto, o melhor é conversar bastante com seu parceiro ou parceira e trocar ideias sobre expectativas para a família de vocês a curto e longo prazo (finanças e velhice solitária costumam ser bons tópicos para iniciar a discussão).

Fonte do Site: www.brasil.babycenter.com
1 2 3 4 5  ... 









Receba nossas Ofertas

DECORAÇÃOQUARTO DE BEBÊENXOVAL DO BEBÊALIMENTAÇÃO
BEM ESTARKIDSMAMÃEBEBÊ
TulipaBaby - sac@tulipababy.com.br - BR 280,2015 - Industrial Norte - 89295000 - Rio Negrinho - SC
Fone: 47 3644 0111 Fax: CNPJ: 14013165000102
Frete Grátis em compras a partir de R$ 350,00
*exceto para Nordeste, Norte e Centro Oeste.
Tecnologia: Plusnet eCommerce