Como os bebês aprendem a andar

Sem você perceber, seu filho estará andando por todos os lados. Esse marco do desenvolvimento exige o seu incentivo, atenção e precauções de segurança.

A maioria dos bebês dá os primeiros passos no fim do primeiro ano (entre 9 e 12 meses). Não se preocupe se esse desenvolvimento vier um pouco mais tarde para o seu bebê. Muitas crianças não caminham até os 16 ou 17 meses. Caso ache que seu filho está com um atraso significativo, leve-o ao pediatra.

Como ele começa
A maior parte dos bebês começa engatinhando, apesar de alguns pularem essa parte indo direto para a fase de ficar em pé e, eventualmente, andar. Se seu bebê já é um experiente “engatinhador”, pode estar tentando fazer movimentos mais desafiadores, como subir as escadas. Apesar de isso pode ajudá-lo a julgar altura e profundidade, além de desenvolver seu senso de equilíbrio, por motivos de segurança, é importante instalar portõezinhos para que ele não tente subir sem você para ajudar.

Antes de andar, ele vai “se apoiar”
Bebês muito ágeis tentam ficar em pé e dar alguns passos enquanto se seguram em um móvel. Se ele ficar confiante, logo descobrirá como ir de um lado a outro do ambiente usando móveis para ajudar no equilíbrio. Aprender a fazer isso é a última habilidade física que precisa aprender antes de começar a andar sem assistência. Estenda as mãos para frente e incentive-o a apoiar em alguma coisa e, eventualmente, andar. Mostre como dobrar os joelhos para se sentar. Caso ele alcance um brinquedo tentando se movimentar de um lado a outro, lembre-se de elogiá-lo bastante.

Deixe sua casa segura
À medida que seu bebê ganha mobilidade, certifique-se de que sua casa está protegida. Um bebê começando a andar pode fazer muitas travessuras. Além disso, conforme ele usa as mãos, pernas e pés para se mover, tem mais probabilidade de se sujar, sua pele pode ficar ressecada por causa da fricção que ocorre ao caminhar e ele pode se tornar mais propenso a cortes e machucados.

Fonte do Site: www.johnsonsbaby.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>