Fabricação de Móveis de Madeira para Bebê

Qual é a tecnologia envolvida no processo de fabricação dos móveis? (Tratamento de madeira, maquinários, sistemas de gestão, controle de qualidade, etc)
A empresa possui reflorestamento, serraria, estufas e fábrica própria, o que possibilita gerenciar todo o ciclo produtivo.

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Mais de 90% dos móveis que fabricamos são compostos de madeira maciça. Para trabalhar com a madeira é necessário um processo rigoroso de qualidade, pois diferente de materiais como MDF, MDP e outras chapas, a madeira é um material vivo que trabalha, ou seja, os veios podem dilatar ou contrair de acordo com variações climáticas. O processo de fabricação também é mais complexo, necessitando mais etapas, maquinário e pessoas.

Um de nossos diferenciais é o processo de secagem de madeira com estufas automatizadas e micro controladas, no qual a madeira permanece aproximadamente 110 horas. Depois passa por um processo de climatização ambiente antes de iniciar a fabricação do móvel.

Trabalhamos com matéria-prima e insumos de primeira, além da madeira, selecionamos rigorosamente nossos fornecedores de insumos, como cola, acessórios e tinta.
Contamos hoje com 140 funcionários diretos, sendo mais de 50% composto por mulheres. Temos investido constantemente na qualificação da equipe.

Com relação a segurança e controle de qualidade de nossos produtos, desde sua fundação, há 20 anos, a empresa atende a norma de segurança europeia EN-716. E há 4 anos atendemos também as normas da ISO 9001 e ABNT para berços.

Como foi o processo de internacionalização da marca? (Certificações necessárias, conquista de clientes interessados, testes de segurança, atendimento a normas técnicas, embarque de pedidos)

Começamos a exportar no ano de 1996. A direção da empresa sempre teve como principal estratégia, fabricar produtos de maior valor agregado para o mercado europeu. O início foi muito difícil porque possuíamos pouco capital de giro, todas as máquinas foram financiadas, a estrutura era alugada e a pintura dos móveis terceirizada. Um agente de exportação acreditou no potencial da empresa e nos direcionou para um bom cliente da Holanda que comprava móveis para bebê. Os pedidos se repetiram e aos poucos fomos crescendo e investindo no negócio. Mais clientes nos procuraram e passamos a exportar para outros países da Europa e também para os Estados Unidos.

Para atender o mercado europeu tivemos que atender a norma EN-716, com a qual obtivemos grande aprendizado. No Brasil, o selo do INMETRO para berços foi aplicado somente há 4 anos e a norma brasileira foi baseada na norma europeia e na americana.

Quanto aos testes de segurança, na exportação, as amostras são enviadas para um laboratório na França onde são aplicados os testes de medição, durabilidade e composição de todos os materiais. Após aprovação, recebemos a pro-forma dando início ao processo de fabricação.

Desde quando a marca mantém o e-commerce? Como foi o processo de estruturação? Importância de se agregar outras categorias de produtos além de móveis, como enxoval, brinquedos, etc.
A Tulipa Baby teve seu início em 2011, após um amplo estudo de mercado onde o mesmo demonstrou carência de móveis para bebê com venda on-line e fabricados em madeira maciça. A mesma análise também apresentou a tendência de crescimento de compras pela internet no mercado nacional.

O início do processo foi lento e trabalhoso, como o cliente não tem a percepção de toque no produto, os mesmos precisam ser detalhados para possibilitar maior entendimento da qualidade, durabilidade e beleza dos móveis. Todos os detalhes dos produtos foram analisados com cautela: medidas, fotos ambientadas e dos detalhes, manuais de montagem, facilidade e agilidade em navegar, dente outros.

Como trabalhamos com 80% dos móveis a Pronta Entrega, foi necessária uma análise de demanda para programar espaço x fabricação x estoque.
Os processos para estruturação se mantem até hoje, pois sempre temos atualizações devido as necessidades e inovações tecnológicas, em breve estaremos lançando nova plataforma com diversas novidades em zoom de imagem, finalização de compra entre outros.

Com a inauguração da loja em Santa Catarina, dispomos de 19 ambientes totalmente decorados. Neste espaço decidimos agregar mais produtos para o nosso público, dispomos de vestuário para gestante, bebê e infantil; calçados; brinquedos; puericultura leve e pesada; enxoval e toda a decoração para o quarto do bebê.

Quais são os principais desafios da venda online de produtos infantis e como a empresa lida com essas questões?
Atualmente existem várias empresas que infelizmente utilizam o meio de vendas através de e-commerce sem seriedade ou são lojas falsas. Estas empresas acabam afetando negativamente o mercado.

A TulipaBaby encara estes problemas como desafios contínuos e como estratégias utiliza depoimentos enviados por cliente, mídias sociais, atendimento personalizado, apresenta a loja Física, entre outros recursos que visam ilustrar que em nosso site o cliente fará as compras certas e seguras.
Dispomos de linha de produtos nas cores Mel, Mel Antique e Branco. Alguns clientes têm dúvidas com relação ao acabamento Mel, assim enviamos amostras de cor sem custo.

Trabalhamos com sonhos, a gestação e nascimento de um bebê são momentos mágicos. Assim, precisamos nos dedicar ao máximo para que os pais confiem em nosso serviço para realizar a compra e principalmente, que nossos produtos e serviços atendam suas expectativas.

Qual é o produto de maior sucesso de vendas no mercado interno e no mercado internacional?
Sempre estamos atentos às tendências do mercado interno e externo, temos uma demanda de produtos bem variada.

No mercado interno, como efetuamos a venda ao cliente final, sabemos que parte do sucesso na venda de um produto pela internet depende de sua apresentação. Afinal, quando a mãe vê os móveis ambientados ela se imagina nele com seu baby, essa questão varia muito do gosto da pessoa.

A maioria dos nossos clientes preferem um ambiente mais clean, bem neutro, como a linha de móveis Larissa, que apresenta linhas retas. Os enxovais claros e personalizados também agradam muito, o enxoval Monograma que é branco e unissex tem sido o mais pedido.

Temos linhas de móveis para todos os gostos: Provençal com desgastes na madeira apliques em Ramo e Laço; Larissa e Floresta com estilo clean; Luís XVII, bastante requintado, em tom natural com entalhes feitos a mão e com Capitonê na cabeceira e peseira; Premier, que é uma linha com lambris em estilo rustico, Marseille e Louis Philippe design Holandês com estilo Romântico, entre outras.

O fato de vendermos Berços que viram mini camas também é um sucesso, pois a mamãe poderá utilizar o produto até aproximadamente os 05 anos da criança.

Na exportação os clientes apresentam seu próprio projeto. Na linha de dormitórios infantis temos fabricado móveis com acabamento bruto no estilo madeira de demolição. A cor cinza tem sido muito bem aceita.

Desde quando a empresa exporta seus produtos e quais são os principais aprendizados dos mercados externos?
Exportamos há 20 anos. O mercado que atendemos é extremamente exigente e competitivo.

Consideramos que a visão internacional de segurança dos berços foi o nosso maior aprendizado. Como praticado nos EUA e Europa, produzimos somente berços com grade fixa e estrado com 3 posições de altura.

Os produtos e suas características variam muito de cultura para cultura. Lançamos no mercado interno alguns produtos internacionais que apresentavam algumas características bem diferentes do mercado nacional, mas que foram muito bem aceitos pela funcionalidade, durabilidade e segurança que proporcionam. Como é o caso dos tampos estendidos das cômodas ou trocadores que permitem aos pais efetuarem a troca dos bebês em posição ergonômica.

Outro aprendizado é que as melhorias devem ser constantes, seja em maquinário, processos, materiais e pessoas, a competitividade internacional torna isso ainda mais evidente. Pois se você não acompanhar as mudanças perde espaço.

Como a marca analisa o cenário interno e externo para móveis infantis?

Após a inclusão das normas do INMETRO para berços brasileiros, algumas fábricas deixaram de investir neste ramo em virtude dos altos custos, pois todos os testes para certificação, além das auditorias e adaptações exigidas aumentaram muito o custo operacional. Por outro lado, proporcionaram mais segurança para os bebês.

Esperamos que o INMETRO consiga melhorar a fiscalização nos pontos de venda, pois infelizmente ainda é frequente a venda de berços sem o selo ou selo falsificado.
No cenário externo, com a desvalorização do real as exportações tornaram-se viáveis novamente. Mas a alta carga tributária brasileira é um grande entrave na competição com outros países.

Quais são as metas da empresa para 2016?
A empresa deseja continuar com ambos os mercados e continuar investindo nos processos de fabricação, tanto em maquinário quanto pessoas, tornando-se ainda mais competitiva.

Além da venda pela internet, também estamos trabalhando com 60 lojistas brasileiros e possuímos loja própria na cidade de Rio Negrinho – Santa Catarina.

Esta vivência de fábrica, depósito, loja física e virtual, além de atendimento a lojistas é muito rica e valiosa, nos fornece muita informação para melhor gerirmos o negócio.

São muitas metas para 2016, com relação ao produto, estamos lançando nos próximos meses a linha Luis XVII em outro acabamento e tecido. Para este ano desejamos melhorar nosso atendimento ainda mais, a excelência é nosso maior desafio e a satisfação do cliente tem sido nosso maior objetivo.

Fabricação de Móveis de Madeira para Bebê Fábrica de móveis infantil SP

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