Do berço para caminha: Quando saber a hora de mudar?

Quando se menos espera, lá estão as perninhas pelo lado de fora do berço. Aquele bebezinho que antes cabia no berço já está mais crescidinho.

E aquela vontade deles de escalar e pular para fora que nos apavora? Mudar do berço para uma cama parece uma tarefa fácil, mas requer paciência e muita certeza para não gerar preocupações na criança. A psicóloga Mônica Pessanha, fala sobre a hora certa de fazer a mudança do seu pequeno do berço para a cama. Confiram!

Não existe um momento certo para essa troca, mas no geral acontece a partir dos 2 anos ou antes, porque nessa idade as crianças tendem a acordar e querer explorar o mundo que as cerca. Há de se convir que ficar esperando no berço não é um comportamento fácil para uma criança.

Parece que o berço traz uma segurança para os pais. É como se a criança estivesse mais protegida nele. E de fato essa é uma vantagem ao dormir no berço. O berço oferece proteção contra alguns riscos mantém outras crianças a distância e pode manter os animais afastados do bebê (embora gatos ainda possam conseguir entrar no berço). O berço torna-se um lugar importante para a criança um espaço que é “propriedade” dela.

Ao fazer a mudança vale pensar se a criança está pronta para isso. De alguma forma ela vai mostrando sinais que indicam maturidade para sair do berço para cama. Um dos grandes sinais é se ela já sabe subir ou descer do berço. No decorrer do desenvolvimento cognitivo esse aprendizado deve ocorrer por volta dos 12 meses e meio.

Dicas importantes
– Tente escolher um momento em que não haja muito estresse familiar. Por exemplo, evite fazer a mudança quando se mudou recentemente de uma casa para outra, pois as crianças precisam que algumas coisas na sua rotina permaneçam as mesmas, quando há um monte de outras coisas mudando.
– Além disso, evite fazer a alteração quando um novo bebê vem para a família. Pode parecer que o novo bebê está tomando algo da criança, se o bebê é colocado no berço e ao mesmo tempo em que a criança passa a dormir na cama. A mudança da criança do berço para a cama pode ser menos complicada, se o processo acontecer várias semanas antes de o bebê novo nascer.
– Se a criança não estiver bem ou doente, talvez seja melhor esperar até que ela se sinta bem para efetuar a mudança.

Que tipo de cama?
Muitas vezes, a criança vai ser movida para uma cama só sua, mas em algumas famílias a criança vai dividir a cama com outras crianças na família (isso pode ser uma coisa muito reconfortante para crianças pequenas, até porque elas amam compartilhar a cama).

Quando uma criança consegue fazer a transição do berço para a cama, é importante pensar sobre segurança. Assim como as crianças podem ser capazes de saltar para fora da cama (o que muito é divertido e um comportamento muito normal da criança), as crianças podem rolar para fora dela, enquanto estão dormindo.

Lembre-se de que antes, no berço, o cérebro não precisava se preocupar com isso, então levará tempo para se adaptar. Para o desenvolvimento seguro, vale investir no berço que vira mini cama, a TulipaBaby oferece todos os modelos de berços com a opção de virar mini cama, o que possibilita a criança utilizar o berço até 5 ou 6 anos de idade.

Acesse nosso site e confira os modelos de Berço Cama.
Clicando nas imagens será direcionado ao produto e demais informações
 

Fonte do Site: chegueiaomundo.com.br

Confira a linha de berço de bebê da TulipaBaby!

Acesse e confira as Lojas que vendem berço de bebê de excelente qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>